Remoção a Laser de Tatuagem
Para entendermos sobre a remoção, precisamos, primeiramente, entender por que uma tatuagem não sai naturalmente.
Remoção a Laser de Tatuagem, vamos tentar explicar como funciona esse processo tão complexo:
Nossa pele é composta pela epiderme (0,1 a 0,3mm) e a derme (1 a 4mm). A epiderme é uma camada que se renova constantemente, a camada que descama com o sol e queimaduras superficiais, por isso o pigmento não é aplicado nessa camada, mas sim na derme, uma camada mais profunda da pele.
Uma boa parte do pigmento implantado não consegue ser eliminado porque fica preso na matriz de fibra dos fibroblastos.
Nossas células de defesa não são capazes de eliminar a tinta igual se elimina uma bactéria, por exemplo. A única forma do pigmento sair da derme é por meio de nossas células de defesa. O trauma da agulha e a implantação de algo estranho gera o desencadeamento de um processo inflamatório na região.
Células brancas de defesa vem pelos vasos sanguíneos e entram no tecido da derme onde está sendo implantada a tinta. As células brancas mais importantes nesse processo são os macrófagos.
Essas células literalmente engolem as substâncias estranhas do organismo, podendo ser vírus, bactéria, tecidos mortos. Nesse caso específico, eles tentam engolir a tinta implantada, é o que chamamos de fagocitose. Quando um macrófago engole uma substância, ele tenta quebrar essa substância e a digerir.
Entretanto, o macrófago está acostumado a digerir apenas substâncias biológicas e já que as tintas podem conter corantes, plásticos e metais, nosso sistema imunológico não está preparado para quebrar e digerir essas substâncias, apenas uma parte mínima consegue ser digerida,
o restante os macrófagos apenas englobam e isolam essa tinta para que ela não contamine outras regiões do organismo.
CURIOSIDADE: como o macrófago é transparente, isso não faz diferença nenhuma para a maneira como vemos o desenho do lado de fora. De fato, se você tem uma tatuagem, boa parte dela está dentro de macrofagos nesse exato momento!
Entendendo como o pigmento fica preso e visível em nossa pele, agora podemos explicar como o laser age na remoção da tatuagem.
O laser é capaz de identificar o pigmento, já que é uma substância escura e, por isso, capta mais a luz, essa energia luminosa é convertida em energia na forma de calor.
O aumento de temperatura faz com que as moléculas do pigmento se agitem de maneira explosiva. Assim, os pigmentos Implantados são fragmentados em partículas menores, dessa forma os macrófagos que antes não conseguiam carregar o pigmento, agora conseguem eliminá-lo pelo sistema linfático.
Por isso, indicamos, após a sessão, serem feitas drenagens na região trabalhada para ajudar o organismo a eliminar esses pigmentos.
ATENÇÃO: Tons de pele mais escuro absorvem mais o laser, por isso é importante termos muito cuidado na hora de escolher o profissional para fazer a remoção, já que utilizado de forma errada pode gerar lesões a pele.
Efeitos do laser:
É comum, logo após a aplicação do laser na pele surgir algumas bolhas esbranquiçadas, esse efeito é chamado de frost e é atribuído ao vapor e a bolhas de gás consequentes ao aquecimento rápido do tecido, desaparecendo poucos minutos após a aplicação.
É possível também observar o surgimento de eritemas, edemas e petéquias após a sessão, eles podem durar algumas horas, ou até 3 dias, dependendo do tipo de organismo. Não se assuste, é apenas seu organismo estimulado pelo processo inflamatório das células de defesa trabalhando na remoção nas partículas de pigmento que acabamos de explodir.
Para esses casos é indicado uso de compressas frias.
Qual o custo da remoção